Cidade

Soledade

Aproveitamento de Estudos

Soledade - 10.01.2019 fotos: Divulgação

Relatório de Observação

 

Nas semanas do dia 26 de fevereiro a 16 de março de 2018 realizei a minha observação do estágio final do curso na turma do 4º ano do turno da tarde na escola São Francisco de Assis com a professora titular Lilian Moreira de Souza Apostólico. A escola me recebeu muito bem desde o primeiro momento, é um ambiente acolhedor e muito agradável, fui muito bem recebida por todos.

Sala de aula ampla mas não é muito arejada pois possui um ventilador e a sala é quente, existem vários materiais de apoio pedagógico espalhados pela sala, as paredes foram pintadas a pouco tempo então tem um espaço reservado para cartazes que não podem ser colados direto na parede, e também é utilizado em cima do quadro para cartazes das dificuldades ortográficas.

Logo no primeiro contato vi que a turma era muito boa, fui recebida com entusiasmo e respeito pelos alunos e titular, percebi que seria um desafio por ser uma turma grande com 24 alunos, aos poucos fui percebendo as dificuldades e problemas que cada um carrega, sua realidade em casa reflete e muito na escola, por serem de uma comunidade carente a realidade é dura mas apesar dos problemas a turma não deixa de ser boa, tendo em sua maioria alunos bem desenvolvidos tendo alguns casos de alunos com mais dificuldade, todos demonstram vontade em aprender.

Na segunda semana de observação consolidei minha visão da turma e que são muito bem conduzidos pela titular que tem o controle da turma, eles a respeitam obedecem e gostam dela, mas percebo que ela não pode dar muita abertura porque se fizer isso ela perde o controle sobre eles, sua metodologia é boa ela explica com clareza e quantas vezes for necessário. Nos últimos dias de observação tive a certeza de que fiz uma ótima escolha e que realizaria um ótimo estágio com a turma.

 

 

 

Relatório de Intervenção Pedagógica.

 

No dia 19 de março de 2018 iniciei a minha prática de docência no estágio, os primeiros dias foram de adaptação tanto minha quanto deles, cheguei com firmeza e confiança tentando dominar o conteúdo e não perder o controle da turma, domínio que nos primeiros dias já foi adquirido. Neste início eu levava muito xerox até ver que a turma tinha condições de copiar bastante do quadro, limitando as folhinhas a atividades de pintar ou quebra cabeças…não tive dificuldades na realização de dinâmicas e jogos, a conversa existe é uma turma agitada mas isso é normal para a idade.

Na minha primeira visita a turma estava agitada, com bastante conversa, fui firme e chamei a atenção quando necessário, sempre tenho carinho por eles mas tem momentos que a seriedade e pulso firme se fazem necessárias isso não quer dizer que não demostro carinho por eles, tudo transcorrei bem.

Na segunda visita os alunos estavam bem calmos, realizavam as atividades sem problemas, correu tudo bem e dentro do normal.

Aos poucos fui conhecendo meus alunos, suas histórias, capacidades e dificuldades, criando vinculo e conquistando a confiança deles. Nessa fase busquei analisar minha metodologia, modificando e buscando sempre melhorar para desempenhar um bom trabalho, sempre conversando muito sobre os problemas do dia a dia antes do conteúdo, isso sempre se fez necessário.

Na terceira visita estava bem à vontade com a minha turma, tendo o total domínio da mesma, aconteceram dois episódios de briga durante a visita aonde consegui intervir de forma satisfatória resolvendo as situações.

Vejo que minha metodologia surtiu efeito, ao ver a evolução de cada um, melhorando a leitura, melhorando a letra, conseguindo realizar operações de divisão, melhorando comportamento, isso tudo me mostra que estou no caminho certo, hoje deixo a turma com a sensação de dever cumprido e feliz com o retorno que tive deles e que ensinei cada um com muito amor e carinho.

 

 

Considerações Finais.

O estágio final realizado na turma do 4º ano foi muito bom pois aprendi a ensinar e também aprendi muito com os alunos, apesar da turma ser bem agitada pude notar que conquistei cada um deles, o carinho foi reciproco. Realizando este estágio tive a certeza de que caminho seguir, ser professora não foi um sonho de infância, optei em fazer o curso buscando conhecimento e a cada estágio o amor pela docência foi ficando maior hoje sei que a profissão me escolheu e estou muito feliz por isso, pelo último estágio realizado me senti capaz e feliz em sala de aula. Os problemas existem e sou sincera em dizer que passou pela cabeça desistir mas respirei fundo e resolvi os mesmos pois adversidades sempre existem no caminho mas se desistirmos na primeira nada fará sentido, pois é a escalada da montanha que nos da raça para chegar ao topo, e depois dele sempre buscamos outra montanha é isso que nos move.

Sou muito grata a todos que passaram pelo meu caminho, cada ajuda, cada palavra de motivação, cada um que não me deixou desistir, a minha família pela base e apoio para que eu conseguisse seguir em frente sem eles nada seria possível, a cada professor que me esclarecia e mostrava o caminho,, minha gratidão, a minha professora titular pelo carinho, paciência e confiança que depositou em mim meu muito obrigada a direção pelo respeito e acolhimento que me receberam e a todos os queridos funcionários meu muito obrigada, mas em especial a cada criança que tive o prazer de conhecer e conviver nesses seis meses meu mais especial e carinhoso muito obrigada, foi um prazer conhecer e contribuir ao menos um pouco no crescimento e aprendizagem de cada um de vocês, vão ficar em meu coração para sempre.

 

 

 

Auto avaliação.

 

A cada dia foi uma busca constante pela melhora na metodologia, a vivencia no dia a dia nos ensina muito e vi minha evolução constante, obtive um crescimento significativo durante este estágio, vejo que sempre estamos em aprendizado, e me senti muito capaz de conduzir uma turma e um conteúdo obtendo bons resultados, ficou muito claro para mim o caminho que estou seguindo, quero contribuir com o desenvolvimento  das pessoas, não tem nada mais prazeroso do que ver a criança aprendendo o que você está ensinando não só em conteúdo mas em comportamento para a vida.

Termino este último estágio do curso muito feliz e com sensação de dever cumprido. Sou uma professora e me considero muito capaz em minha prática docente.

 

 

 

 

 

 

Estagiária: Angélica de Fátima da Silva

Escola: E.E.E.M. São Francisco de Assis

Endereço: Rua: Duque de Caxias       Nº: 424        Bairro: Botucaray

Professora Titular: Lilian Moreira de Souza Apostólico

Diretora: Elenara da Cruz Bohrer

Turma: 4º ano

Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Normal Aproveitamento de Estudos)

 

 


Fonte: Angélica de Fátima da Silva


veja também