Exposol

Soledade

Resistência de plantas daninhas aos herbicidas é tema de palestra do Sicredi

Soledade - 08.05.2019 fotos: Divulgação Aprosol

A Sicredi promoveu uma palestra que tratou do tema “Resistência de plantas daninhas aos herbicidas” e abordado pela professora Dra. Catarine Markus, da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Atividade foi transmitida ao vivo pela internet e rádios e aconteceu na manhã deste sábado, 4/5, integrando a programação da Exposol 2019.

Carlos Rogério Matuella, diretor executivo da Sicredi Botucaraí RS, destacou que o assunto é de extrema importância. “Em virtude que afeta os custos, reduz a produtividade, que vem crescendo e que a cada ano aumenta a preocupação. Os esclarecimentos trazidos pela professora Catarine, com certeza, ajudará muito os produtores”, pontuou.

A palestrante afirma que a resistência é um grande problema mundial, principalmente pela evolução que vem tendo. “No site internacional onde fizemos as consultas para ver como está o cenário global, percebemos que é quase uma atualização semanal de casos, o que mostra que este avanço vem acontecendo de uma forma muito rápida”, assinalou.

No mundo, segundo a professora, são quase 500 casos de resistência vinculados a 255 espécies diferentes de plantas daninhas. Nesse cenário mundial, Estados Unidos está na frente com 160 casos, seguidos da Austrália, Canadá, França e Brasil. “Nosso país têm 50 casos, distribuídos entre 28 espécies diferentes”, informou.

Mecanismos de ação de herbicidas encontra resistência em inibidores da LS, como sendo os que tem mais casos. “Mas também tem mecanismos de ação como o epsps que está relacionado ao glifosato, que é uma grande ferramenta de controle de plantas daninhas. Dos 11 principais tipos de mecanismos utilizados no Brasil, 8 deles já tem casos de resistência”, salientou.

Por fim, Catarine diz que realmente é um problema que está aumentando em razão de uma série de fatores. “Isso nos faz pensar no que podemos fazer como medidas para mitigar o problema e discutir. Temos que levar essa informação para produtores e ver quais são suas demandas, para que possamos desenvolver pesquisas nesta linha para atender a essa demanda”, concluiu

A programação da Exposol 2019 – Feira Internacional segue até domingo, 5/5, no o Parque de Eventos Centenário Rui Ortiz. O evento é uma promoção da Aprosol e mais informações podem ser obtidas no site www.exposol.com.br e também ser acompanhadas nas redes sociais, no Facebook e no Instagram.

O patrocínio é da Farmácias São João, Icatu Seguros, Lavoro John Deere, BS Bios, Rio Grande Seguros e Previdência, MHNet Telecom, Basso Pancotte, Intersul, Corsan, Sicredi, BRDE, Lojas Benoit, Hotel e Parque das Tuias, Banrisul Cartões Vero e Coagrisol.

O apoio é da UPF, Prefeitura de Soledade, Câmara de Vereadores, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Fetag e Emater RS. Produção cultural Lucano Cultura e Marketing e realização dos shows da B Show Produções.


Fonte: Divulgação Aprosol


veja também